Lixamento mecânico.
A corrosão de armaduras pode levar a sérios danos estruturais. Por motivos de falha de impermeabilização, o concreto pode ser “lavado”, e isso acaba expondo as armaduras. Quando isso acontece, a estrutura corre sérios riscos de perder a sua capacidade de resistência aos esforços solicitantes.
A corrosão das armaduras é a patologia mais recorrente nas estruturas de concreto armado, causando problemas tanto na estética quanto na utilização e segurança das estruturas. O processo corrosivo se caracteriza por provocar a destruição do aço e, consequentemente, danos estruturais.
Os sinais mais comuns são: fissuras e trincas, manchas na superfície, desagregações, deformação excessiva, destacamento do concreto, entre outros.
Como danos estruturais entendemos a diminuição da área de seção transversal, a perda de aderência entre o concreto e a armadura, e a fissuração do concreto. Provocada pelo acúmulo de produtos de corrosão junto às barras de armadura, que podem levar ao desplacamento do concreto nos estágios mais avançados.
Além do dano causado pela patologia no que diz respeito à resistência mecânica da estrutura, ainda há o agravante de facilitar a penetração de outros agentes nocivos, que podem prejudicar ainda mais as armaduras e o concreto.
Por esse motivo nós da KIEV ENGENHARIA, oferecemos a melhor recuperação estrutural, com hidrojateamento com água e quartzo, ou lixamento mecânico, eliminando a contaminação existente da armadura, e trazendo a ferragem com aspecto novo novamente. Fazendo a recomposição com argamassa própria com resistência maior que o próprio concreto já existente, chegando a 55 Mpa de resistência à compressão em 28 dias.